Nossos Textos

Representação das Músicas de Luiz Gonzaga para o Nordeste:



Luiz Gonzaga é um mestre da música, foi ele que abriu as portas para a musica Nordestina no pais; estilizou e recriou a riqueza musical nordestina e deu destaque ao xote, baião, chamego e xaxado.
Em 1940, com o radio como principal meio de difusão cultural do pais, Luiz Gonzaga virou um fenômeno em todo o Brasil.
Suas obras são marcadas pela inventividade e a originalidade e qualidade do repertorio.
Asa Branca, Triste Partida, Paraíba, Assum Preto, A Volta da Asa Branca, Vida de Viajante; entre outros,representa a cultura nordestina e as pessoas do nordeste.Luiz Gonzaga leva em suas músicas e enredos leva a voz do povo nordestino


Veja a Análise de algumas músicas:

Assum Preto - Luiz Gonzaga


Tudo em vorta é só beleza

Sol de Abril e a mata em frô
Mas Assum Preto, cego dos óio
Num vendo a luz, ai, canta de dor (bis)
Tarvez por ignorança
Ou mardade das pió
Furaro os óio do Assum Preto
Pra ele assim, ai, cantá de mió (bis)
Assum Preto veve sorto
Mas num pode avuá
Mil vez a sina de uma gaiola
Desde que o céu, ai, pudesse oiá (bis)
Assum Preto, o meu cantar
É tão triste como o teu
Também roubaro o meu amor
Que era a luz, ai, dos óios meus
Também roubaro o meu amor
Que era a luz, ai, dos óios meus.

A musica Assum Preto começa falando sobre a mudança de paisagens que ganha vida, o verde volta a encher os olhos em meio a beleza da paisagem o assum preto chora de dor ,pois ficara cego.
O canto do assum preto é geralmente triste, pois canta quando ele sente saudades de sua parceira, mas agora aquele dor lhe tinha sido provocada.
Quando a autor descreve” Mas num pode avuá Mil vez a sina de uma gaiola” comparação da cegueira e a maior presa que é a gaiola.

Quando o autor diz também " Também roubaro o meu amor. Que era a luz, ai, dos óios meus Também roubaro o meu amor.Que era a luz, ai, dos óios meus".


O pássaro não vê ao seu redor. O eu lírico que também é cego, pois roubarão a amada que era a luz dos seus olhos, ou seja, a razão de sua existência. Tanto a tristeza do pássaro como a do eu lírico foram causados por circunstancias extremas.

 Paraíba - Luiz Gonzaga


Quando a lama virou pedra

E Mandacaru secou
Quando o Ribação de sede 
Bateu asa e voou
Foi aí que eu vim me embora
Carregando a minha dor
Hoje eu mando um abraço 
Pra ti pequenina
Paraíba masculina,

Muié macho, sim sinhô
Eita pau pereira

Que em princesa já roncou
Eita Paraíba
Muié macho sim sinhô
Eita pau pereira

Meu bodoque não quebrou
Hoje eu mando 
Um abraço pra ti pequenina
Paraíba masculina,

Muié macho, sim sinhô
Quando a lama virou pedra

E Mandacaru secou
Quando arribação de sede 
Bateu asa e voou
Foi aí que eu vim me embora
Carregando a minha dor
Hoje eu mando um abraço 
Pra ti pequenina
Paraíba masculina,

Muié macho, sim sinhô

Eita, eita


Na musica Paraíba o autor mostra a fauna e flora do nordeste como no trecho “E Mandacaru secou”o madacarou e e uma planta típica do nordeste que agüenta altas temperaturas". E quando o autor faz referencia a fauna como no Trecho ‘‘ Quando arribação de sede Bateu asa e voou” é um pássaro típico do nordeste que aguenta altas temperaturas
O autor faz referencia ao exudo ruaral onde as pessoas saiam da região nordeste e iam para o sudeste do pais.
Ele faz referencia as mulheres da Paraíba, homenageando as mulheres do sertão, por serem mulheres fortes, não no sentido de força física, mas no sentido de valentia, de esperança. Pois com todo o sofrimento que essas mulheres vivem ou viveram, conseguem ser alegres, de bem com a vida, tem esperança. Isso sim é ser mulher macho sim senhor.
Ele faz referencia  a Revolução de princesa em seu trecho “Eita pau pereira.Que em princesa já roncou” revolta da Princesa, ocorrida no sertão da Paraíba no ano de 1930. Em fevereiro daquele ano, o "coronel" José Pereira, julgando-se desprestigiado com a chapa de deputados federais que acabara de ser formada, rompeu com o governador João Pessoa, também candidato a vice-presidente da República na chapa encabeçada por Getúlio Vargas. Ato contínuo, declarou apoio os adversários de Pessoa no plano nacional. Em represália, o governador ordenou a retirada dos funcionários estaduais de Princesa e destituiu o prefeito, o vice-prefeito e o promotor, ligados ao "coronel" e mandou tropas da Polícia Militar convergirem para o município de Texeira, perto de Princesa, com o objetivo de sufocar a rebelião.

 Por: Isaias Mota Ferreira